PEDAGOGIA
14 de outubro de 2016
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA
31 de outubro de 2016

INSTITUIÇÃO:

LOCAL:

Campus da Faculdade ImesMercosur em Governador Valadares-MG

O CURSO DE GESTÃO COMERCIAL:

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, área da Administração, projeta a formação de um profissional competente e plenamente capaz de desenvolver funções e atribuições na gestão, revelando elevado desempenho e atuando no desenvolvimento empresarial e social sustentável. O Graduado Tecnólogo em Gestão Comercial estará apto a atuar na gestão comercial de organizações de varejo, com postura proativa e conhecimento técnico que permitam projetar avanços efetivos em resultado da melhoria e desenvolvimento dos negócios em geral, por meio de ações comerciais dotadas de responsabilidade social e postura ética, bem como capacitado para decidir e agir pronta e proativamente, diante das rápidas e emergentes mudanças sócio-econômicas contingenciais.

Organizado em quatro períodos letivos, dois anos, o curso propõe oferecer uma formação acadêmica rápida, aprofundada e aplicada, visando a formação de profissionais gestores comerciais para atuação nas diferentes organizações (industriais, comerciais e de serviços), possuidores de visão sistêmica e sólida formação humanista.

O processo de globalização e a revolução técnico-científica provocaram mudanças na dinâmica das relações sociais, políticas, econômicas e culturais, com reflexos no mundo do trabalho, revelando-se para o Gestor uma área do conhecimento humano repleta de desafios, tais como, o de competir externamente e, simultaneamente, liderar pessoas nas organizações, com vistas a promover mudanças que eliminem condições impróprias à competitividade.

Com efeito, não se concebe mais a ideia de que o Gestor Comercial deva ser apenas um especialista em sua área de atuação, ao contrário, é necessário que seja capaz de atuar como agente de mudanças e gerir sistemas organizacionais com espírito empreendedor.

Impõe-se dessa forma, para o Graduado Tecnólogo em Gestão Comercial, a necessidade do trabalho em grupo e da habilidade para tomar decisões rápidas, consensuais e eficazes.

Dentre as competências a serem desenvolvidas pelo Graduado Tecnólogo em Gestão Comercial na Faculdade ImesMercosur, pode-se destacar:

Desenvolver estratégias de vendas e negociações, formação de equipes, melhoria da rentabilidade organizacional, gerenciamento da relação custo e preço final, promovendo o crescimento empresarial;

Desenvolver competências e habilidades necessárias ao pleno emprego do Tecnólogo em Gestão Comercial, considerando os princípios éticos e a responsabilidade socioambiental;

Possuir o conhecimento do mercado amplo, na complexidade atual, e da importância dos profissionais de gestão nesse contexto plural e globalizado;

Desenvolver competências técnicas para a atuação na área comercial visando proporcionar maior prospecção, satisfação e retenção de clientes, nas atividades em que atuar;

Possuir conhecimentos técnicos aplicáveis às estratégias de negócios em mercados mundiais, notadamente o Mercosul e o Leste Asiático, consideradas as peculiaridades das negociações nos respectivos ambientes;

Desenvolver competências interpessoais que possibilitem uma correta gestão do elemento humano nas organizações, o desenvolvimento da atitude empreendedora, postura ética e da busca constante do conhecimento.

PERFIL PROFISSIONAL (GESTÃO COMERCIAL) IMESMERCOSUR:

O Graduado Tecnólogo em Gestão Comercial pela Faculdade ImesMercosur, terá sua formação alicerçada em três eixos temáticos (competências de gestão, competências tecnológicas, competências humanas), responsáveis pela capacitação profissional integradora dos conhecimentos técnico-científicos necessários ao pleno desempenho das atividades relacionadas à gestão comercial, à resolução de problemas presentes nas organizações, ao relacionamento interpessoal, comunicação, tomada de decisão e trabalho em equipe.

Competências e Habilidades

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial da Faculdade ImesMercosur, estará apto a:

  • Compreender a dinâmica empresarial decorrente de mercados mais exigentes, conscientes de seus direitos e das novas necessidades sociais, ambientais e econômicas;
  • Participar do desenvolvimento e implantação de novos modelos de competitividade e produtividade nas organizações;
  • Organizar plano de distribuição de trabalho, acompanhar a qualidade da execução e garantia de prazos;
  • Participar do acompanhamento e monitoramento da implementação da estratégia da organização, identificando as possíveis mudanças que possam surgir pela evolução da área organizacional;
  • Aplicar conceitos e metodologias referentes à análise de cenários, tomadas de decisão, negociação, apresentação de resultados como processos indispensáveis à melhoria do desempenho organizacional;
  • Executar as funções administrativas: Planejamento, organização, liderança e controle, nas organizações;
  • Gerenciar o capital humano das organizações, maximizando as potencialidades das pessoas, para atingir as metas das organizações;
  • Planejar e implementar o sistema de custos, gerencial e contábil, a fim de controlar e melhorar os recursos financeiros e patrimoniais das organizações;
  • Definir as melhores estratégias de marketing para serviços e produtos;
  • Desenvolver e implementar planos de negócios, possibilitando a melhor forma para implantação ou expansão de uma organização;

Analisar os Sistemas de informações gerenciais, para tomada de decisões mais rápidas e seguras, garantindo um diferencial para as organizações.

TITULAÇÃO:

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, pela Faculdade ImesMercosur, conferirá ao concluinte o título de Graduado Tecnólogo em Gestão Comercial.

EMPREGABILIDADE:

O profissional graduado no curso de Gestão Comercial pela Faculdade ImesMercosur, dentre o vasto elenco de empregabilidade possibilitado às áreas da Administração, atuará nas funções de:

Gestor de negócios comerciais;

Gestor de pequenas e médias empresas;

Gestor comercial de organizações de varejo;

Gestor de organizações industriais, comerciais e de serviços;

Professor universitário;

Gestão pública: diversificadas funções da administração pública direta e indireta.

VAGAS, DURAÇÃO, HORÁRIO:

O Curso de Gestão Comercial ofertará 100 (cem) vagas anuais, terá duração de 02 (dois) anos, organizados em 04 (quatro) períodos (semestres) letivos, com funcionamento noturno, complementado por atividades diurnas, quando necessárias, previstas em cronograma.

Duração: 02 anos, 04 períodos (semestres), carga horária total de 1.613 horas/aula.

×