Somos o IMES

O IMES – Instituto Mineiro de Educação Superior é uma Organização do Terceiro Setor, legalmente constituído sob a forma de Associação Civil, de fins não-econômicos e de direito privado.

O ImesMercosur é uma iniciativa institucional engajada no trabalho social voltado à educação e cultura, para a promoção e disseminação de projetos educativos que vão ao encontro das necessidades dos profissionais brasileiros das diversas áreas do conhecimento.

Acredita-se que a educação é o veículo transformador para reverter os quadros da desigualdade social no país, promovendo a melhoria da qualidade de vida e a sustentabilidade econômica da nação.

Acredita-se que o fortalecimento do Mercosul se dará, cada vez mais, mediante o desenvolvimento social e cultural de seus países partes, no qual a função da  educação é preponderante.

Acredita-se que a mobilidade acadêmica internacional, desenvolvida pelo IMES mediante Convênios Internacionais, por tratar-se de um grandioso projeto educacional e cultural, promoverá o relacionamento saudável e produtivo entre as Instituições partícipes e contribuirá para o desenvolvimento social.

Fausto Paraguassu de Oliveira

Presidente do IMES

Texto original em Belo Horizonte, Minas Gerais, aos 9 dias do mês de agosto do ano de 2004, reiterado em 07 de março de 2016.

O IMES rompeu paradigmas e fronteiras tradicionais, comuns ao modelo convencional de oferta da educação e possibilidade de acesso aos cursos e programas para formação e aperfeiçoamento profissional em nível Stricto Sensu.

Inicialmente a criação da Agência ImesMercosur se destinou ao tratamento específico das Relações Institucionais estabelecidas com Universidades do exterior, objetivando a implementação conjunta de projetos culturais e educacionais, notadamente na esfera do MERCOSUL.

A condição geral de oferta da educação continuada no país inviabiliza o acesso de muitos professores e profissionais interessados nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, sobretudo os residentes no interior.

No Brasil, a formação superior continuada, em nível Stricto Sensu, se concentra nos grandes centros urbanos, em regime de trabalho acadêmico semanal, durante todo o ano letivo e com insuficiente oferta de vagas.

A busca pela melhoria da qualidade do ensino ministrado e por crescente eficiência e eficácia competitiva do país, requer a capacitação continuada para os profissionais brasileiros egressos das diversas áreas do conhecimento, mas, como um paradoxo, não lhes são oferecidas condições para concretizá-la sem que, praticamente, abandonem sua vida profissional para se dedicarem exclusivamente aos estudos.

O ImesMercosur avocou a responsabilidade em prover o preenchimento dessa lacuna, com o objetivo de buscar um modelo inovador para o ingresso em programas de Mestrado e Doutorado, viabilizando a formação destes profissionais brasileiros, em especial os residentes nas regiões interioranas do país.

Em âmbito internacional, o IMES constituiu na Argentina o Convênio Internacional de Cooperação Técnico-Educacional, firmado com tradicionais Instituições Universitárias daquele país – com notório reconhecimento na União Européia e USA – possibilitando o acesso a Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, em nível de Mestrado e Doutorado.

A expansão natural experimentada pelo IMES trouxe a necessidade premente em responder as novas e crescentes demandas sociais em educação, oriundas das várias Regiões nacionais de atuação Institucional, de maneira a qualificar no mais alto nível as ações e programas educativos que fomentamos.

Para tal, a realização do Convênio Interinstitucional em Educação, firmado em 26 de maio do ano de 2012, com a Faculdade de Pinhais – FAPI, Credenciada junto ao MEC por meio da Port. 882, de 27/06/2000, com Reconhecimento na Port. MEC 1299, de 20/04/05, estabeleceu aos Partícipes, dentre outras finalidades, o fomento da educação e formação continuada em todo o território nacional brasileiro.

A dedicação inabalável no cumprimento de suas funções estatutárias alçou o IMES no reconhecimento outorgado pelo Título de Utilidade Pública, em níveis Municipal, Estadual e Federal, comendas que distinguem e enaltecem o trabalho dos profissionais colaboradores que atuam nos vários projetos de intervenção social protagonizados.

Em seu atual estágio, o Programa de Pós-Graduação da FAPI oferece cursos de Especialização nas áreas da Educação, no campo do Direito, Meio Ambiente, Saúde Ocupacional, Gestão Corporativa, Controladoria, Economia e Finanças.

Nessa missão Institucional do IMES pela promoção e disseminação da educação e cultura, agrega-se a FACULDADE IMESMERCOSUR, objetivo maior outrora estabelecido no Estatuto Social do IMES, que a partir de julho de 2016 tornou-se realidade por meio do Credenciamento da Instituição de Ensino Superior e da Autorização dos cursos de Pedagogia e Gestão Comercial, as duas graduações iniciais da IES, cujo Projeto de Desenvolvimento Institucional brinda outros tantos cursos que, em futuro próximo, cada um a seu tempo, preencherão o elenco da formação universitária planejada pelo IMES.

Inauguramos uma nova trajetória em nosso desenvolvimento Institucional, reunindo em Convênios e Parcerias competências variadas em prol da formação continuada em distintos campos do saber. Nesse propósito, reunimos a vasta área de atuação da FAPI, pautada pelo objetivo traçado por seu fundador, Emérito Professor Aluir Schmidt, no objetivo de “Formar lideranças para o mundo do trabalho”; a competência nacionalmente reconhecida na Formação de Gestores Educacionais pela holding Consae & Carta Consulta; a inovação tecnológica da INSIGHT – Educação e Conhecimento, com apoio da Finep-MCTI, para a  formação de executivos e profissionais da área da saúde; a assessoria pedagógica em formação continuada e orientação profissional desenvolvidos pelo IGES, sob a Presidência da Profª Dra. Lilian Zieger; o Convênio Interinstitucional com o Grupo Ser Educacional, quinto maior grupo de educação privada do país, com o objetivo da oferta de programas e cursos de formação superior em diversas áreas do conhecimento; os demais vários Parceiros país afora, que por meio do protagonismo social elevam a educação e a fazem romper fronteiras e paradigmas. São iniciativas que qualificam, fortalecem e recomendam a seriedade e compromisso ético de nossas ações Institucionais.

Oportuno ressaltar, em adimplemento, a pioneira iniciativa do IMES em protagonizar junto a renomadas Universidades da Argentina o acesso a Programas Stricto Sensu, em nível de Mestrados,  Doutorados e Pós-Doutorados, destinados a profissionais brasileiros que buscam os mais altos patamares da pesquisa e investigação social e formação docente.

Somos, assim, uma Instituição inovadora, de trajetória retilínea e aguda, protagonista de inarredável opção pela emancipação social por meio da educação de qualidade, oferecida a todos os brasileiros, onde quer que estejam.

Some-se a nós! Seja bem-vindo, sempre. Divulgue os feitos do IMES e da Faculdade ImesMercosur e possibilite que mais pessoas se beneficiem de nossos Programas em Educação.

Prof. Luiz Lelis

Diretor Geral do IMES – Faculdade ImesMercosur.

Dentre os Objetivos Institucionais do IMES, citam-se:

  • Promover e disseminar a educação, pesquisa e extensão em todo o Território Nacional, oferecendo oportunidades de instrução a todos, inclusive proporcionar assistência educacional a estudantes carentes de recursos e que demonstrem aptidão;
  • Garantir e acompanhar o alto nível da formação profissional dos egressos, capazes de promover o progresso social mediante a aplicação de recursos da ciência e da técnica;
  • Estimular o conhecimento dos problemas regionais e servir às comunidades em uma relação de reciprocidade, promovendo o desenvolvimento econômico e social e o combate a pobreza;
  • Promover o voluntariado;
  • Interagir com os segmentos organizados da sociedade civil, integrando as atividades educacionais e culturais da comunidade, estimulando o comprometimento e a responsabilidade social;
  • Articular-se de forma conveniente, com empresas, instituições, organizações ou entidades públicas e privadas nacionais e estrangeiras, voltadas à educação, cultura e inclusão social;

• Garantir a qualidade na execução de seus projetos, por meio de uma gestão profissional, competente e empreendedora.

Porque o IMES é uma Instituição regular de promoção e disseminação da educação, reconhecido de Utilidade Pública, atuando notadamente em benefício da elevação de qualidade do trabalho docente;

Porque a Faculdade ImesMercosur corrobora as iniciativas protagonistas do IMES, propondo a formação acadêmica inovadora e vetor da empregabilidade;

Porque a mobilidade acadêmica internacional possibilitará inigualável diferencial curricular, potencializando as habilidades e competências profissionais de nossos alunos;

Porque o Programa Stricto Sensu Conveniado ao IMES tem o melhor e mais abrangente perfil para os profissionais brasileiros;

Porque o Programa é pioneiro na Argentina e está vinculado a tradicionais Universidades daquele país, com reconhecimento internacional do elevado nível acadêmico;

Porque garante assessoria em tempo integral altamente capacitada e presente a todas as atividades de trabalho acadêmico;

Porque o IMES detém competência técnico-administrativa para atuação em todo o território nacional, amparando a formação continuada de profissionais das várias áreas do conhecimento;

Porque substancia a valorização dos profissionais egressos, por meio de permanente acompanhamento e avaliação de desenvolvimento.

Porque possibilita a ascensão funcional nas organizações e aquisição de vantagem competitiva no mercado de trabalho;

Porque agrega vinculação acadêmica a renomadas Universidades da América Latina;

Porque apresenta maior diversidade de Cursos e níveis de formação, abrangendo as principais áreas do conhecimento;

Porque oferece o vivenciamento da cultura em um dos mais importantes países da América Latina, agregando novos valores sociais e ampliando o conhecimento.

×