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Especialização em Alfabetização, Letramento e Educação Infantil

O curso promove a qualificação de profissionais para atuar na área de alfabetização, letramento e educação infantil, onde terá capacidade de análise crítica da problemática educacional contemporânea, capacidade criadora no exercício da atividade docente e com domínio na práxis do ato de tornar possível o aprender a ler de forma total.

Instituição

 

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Local

Verificar em ‘posbh@imes.org.br‘ núcleos com disponibilidade.

 

Objetivos

O curso promove a qualificação de profissionais para atuar na área de alfabetização, letramento e educação infantil com sólida, avançada e atualizada formação científica, capacidade de análise crítica da problemática educacional contemporânea, capacidade criadora no exercício da atividade docente e com domínio na práxis do ato de tornar possível o aprender a ler de forma total.

 

Requisitos de admissão

Professores Alfabetizadores. Diretores, Coordenadores, Supervisores e graduados em geral e demais interessados na carreira da Educação, que buscam a compreensão das questões relativas à alfabetização e letramento.

 

Planos de estudos

NÚCLEO DE CONTEÚDOS INTEGRADORES

Disciplinas

  • Projeto Integrador: Pesquisa, Estágio Curricular e TCC (MPC);
  • Didática do ensino superior (DES);
  • Gestão de Pessoas: trabalho em equipe (GP);
  • Dimensões humanas e sistemas de relações no Séc. XXI (DHSR);
  • Psicologia da educação e do desenvolvimento (PED);
  • Distúrbios de aprendizagem ou dificuldades de ensino? (DADE);
  • Políticas Educacionais Brasileiras: ensino formal e não-formal (PBE);
  • História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (CAI).

 

NÚCLEO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

Disciplinas

  • Alfabetização e Letramento: aspectos conceituais/metodológicos, sócio-econômicos, políticos e culturais (ASPC);
  • Psicogênese: a construção dos processos de leitura e escrita nas séries iniciais e na educação de jovens e adultos (PCPL);
  • Códigos Linguísticos: processos cognitivos na linguagem oral e escrita (CLOE);
  • Prática educativa da língua portuguesa na educação infantil, séries iniciais e na educação de jovens e adultos (PELP).

 

Requisitos para obter o título

  • Nota final igual ou superior a 7 (equivalente ao Conceito “Bom”) em todos os créditos;
  • Frequência mínima de 90% da carga horária de cada crédito;
  • Aprovação no Relatório de Estágio Curricular Supervisionado.

 

Carga Horária

  • 480 horas/aula. O curso é ministrado em seis meses na modalidade presencial.
  • Doze Créditos (disciplinas) de 30 horas/aula cada, incluindo o Estágio Curricular Supervisionado = 360 horas/aula;
  • Orientação docente em estudos complementares para aprofundamento dos temas trabalhados durante o Estágio Curricular Supervisionado e construção do TCC = 60 horas/aula.

 

Investimento

  • Matrícula de R$100,00 (cem reais);
  • 15 parcelas de R$100,00 (cem reais);
  • Existem variações no valor final do investimento, consideradas peculiaridades logísticas na execução do curso e local de oferta.

 

Local de oferta

Consulte para a sua cidade os cursos oferecidos e valores de investimento, enviando e-mail para imesgvr@imes.org.br

 

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Formas de pagamento

 

Pagamento facilitado

em 12 parcelas de

R$ 125,00

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