Telefone para contato
(33)3212-3418

Especialização em Educação Inclusiva e Especial

Essa especialização visa buscar um entendimento sobre o processo da Educação Inclusiva, articulando o diálogo entre a escola, o aluno e a família, com vistas à melhoria do processo ensino-aprendizagem das pessoas com deficiência.

Instituição

 

Clique para se inscrever

 

Local

Verificar em ‘posbh@imes.org.br‘ núcleos com disponibilidade.

 

Objetivos

  • A inclusão escolar de alunos com deficiência demanda modificações profundas no sistema de ensino, de maneira gradativa, planejada e contínua;
  • A prática da inclusão social repousa em princípios até então considerados incomuns, tais como: aceitação das diferenças individuais, valorização de cada pessoa, convivência dentro da diversidade humana, aprendizagem através da cooperação, dentre outros;
  • Este Curso proporciona o aprofundamento de temas que estão presentes na prática do Educador, do Psicólogo, e demais profissionais envolvidos nesse acolhimento, buscando um entendimento sobre o processo da Educação Inclusiva, articulando o diálogo entre as partes: escola, aluno e família, com vistas à melhoria do processo ensino-aprendizagem das pessoas com deficiência.

 

Requisitos de admissão

Gestores da Educação, Professores, Psicólogos, Pedagogos, Fonoaudiólogos e demais profissionais que se interessem por aprofundar conhecimentos na área da Educação Inclusiva e no trato com crianças portadoras de necessidades especiais.

 

Planos de estudos

NÚCLEO DE CONTEÚDOS INTEGRADORES

Disciplinas

  • Projeto Integrador: Pesquisa, Estágio Curricular e TCC (MPC);
  • Didática do ensino superior (DES);
  • Gestão de Pessoas: trabalho em equipe (GP);
  • Dimensões humanas e sistemas de relações no Séc. XXI (DHSR);
  • Psicologia da educação e do desenvolvimento (PED);
  • Distúrbios de aprendizagem ou dificuldades de ensino? (DADE);
  • Políticas Educacionais Brasileiras: ensino formal e não-formal (PBE);
  • História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (CAI).

 

NÚCLEO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

Disciplinas

  • Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD/TEA) /CATA;
  • Deficiência Intelectual (DFI) /CATA;
  • Deficiência Visual (DFV) /CATA;
  • Deficiência Auditiva (DFA) /CATA;
  • Deficiência Física (DFF) /CATA;
  • Deficiência Múltipla (DFM) /CATA;

 

Requisitos para obter o título

  • Nota final igual ou superior a 7 (equivalente ao Conceito “Bom”) em todos os créditos;
  • Frequência mínima de 90% da carga horária de cada crédito;
  • Aprovação no Relatório de Estágio Curricular Supervisionado;

 

Carga Horária

  • 480 horas/aula. O curso é ministrado em seis meses na modalidade presencial;
  • Doze Créditos (disciplinas) de 30 horas/aula cada, incluindo o Estágio Curricular Supervisionado = 360 horas/aula;
  • Orientação docente em estudos complementares para aprofundamento dos temas trabalhados durante o Estágio Curricular Supervisionado e construção do TCC = 60 horas/aula.

 

Investimento

  • Matrícula de R$100,00 (cem reais);
  • 15 parcelas de R$100,00 (cem reais);
  • Existem variações no valor final do investimento, consideradas peculiaridades logísticas na execução do curso e local de oferta.

 

Local de oferta

Consulte para a sua cidade os cursos oferecidos e valores de investimento, enviando e-mail para imesgvr@imes.org.br

 

Clique para se inscrever

 

Formas de pagamento

 

Pagamento facilitado

em 12 parcelas de

R$ 125,00

Faça esse curso e pague apenas R$ 1.500,00